Os alojamentos na noite de 12 de Maio estão esgotados num raio de uma hora de distância do Santuário da Cova da Iria.
Corpo do artigo
A visita do Papa está a mexer com os hotéis e alojamentos particulares. A procura excede largamente a oferta na noite de 12 de Maio e o preço de alguns quartos disparou.
O bispo de Leiria-Fátima pede aos empresários do turismo religioso que pratiquem preços honestos, sem especulação.
Há dormidas à venda na internet por 2500 euros, na noite de 12 de Maio, em Fátima, e também casas de férias por mais de 4000 euros.
D. António Marto, que falava aos jornalistas à margem do Encontro Anual de Hoteleiros, em Fátima, apela à honestidade dos hoteleiros e proprietários de alojamentos. Pede-lhes que não explorem a devoção dos peregrinos.
A visita do Papa Francisco está a mexer com o negócio do turismo. Os hotéis estão lotados na região centro num raio de uma hora de distância de Fátima. E mesmo algumas unidades em Lisboa já não aceitam reservas.
Mas Alexandre Marto, vice-presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO), garante que os hoteleiros estão a praticar os mesmos preços de outros anos, no 12 e 13 de Maio. E diz que os casos de especulação representam a excepção à regra.
Segundo Alexandre Marto, o valor cobrado por dormida em Maio não ultrapassa os preços praticados durante o Verão no Algarve.
Em Fátima, o simbolismo do centenário das Aparições, que se comemora em 2017, já contribuiu para esgotar os hotéis também nas datas de 13 de Agosto e 13 de Outubro.
O Papa Francisco preside à peregrinação de 13 de Maio e regressa a Roma no mesmo dia. As autoridades esperam a presença de 1 milhão de pessoas na mais importante celebração do centenário das Aparições.