A cabeça de lista do Bloco de Esquerda às europeias, Marisa Matias, respondeu ontem à noite a Paulo Rangel, depois do candidato da Aliança Portugal ter afirmado que a campanha da direita era «uma vacina contra o despesismo».
Corpo do artigo
«A direita não é a vacina, a direita é o vírus!», foi desta forma que Marisa Matias respondeu ao cabeça de lista da Aliança Portugal. A candidata do Bloco de Esquerda (BE) apelidou também a aliança PSD/CDS-PP de «coligação dos submarinos» e acusou a coligação de ter deitado para o lixo 18 mil milhões de euros que pertenciam ao povo português.
Marisa Matias acrescentou ainda que a única vacina contra o despesismo é a vacina que combate a austeridade e essa é a vacina do Bloco.
Em Aveiro, a cabeça de lista do BE defendeu que tem que haver, em Portugal, um consumo mínimo garantido de água e eletricidade para as famílias que não conseguem pagar estes bens de primeira necessidade, como acontece na maior parte dos países da Europa. Marisa Matias dizia isto depois de ter ficado a saber que em Aveiro há 40 famílias que diariamente recebem a ordem de corte da água.
Ainda em Aveiro, Marisa Matias lembrou os 12 anos passados sobre a Independência de Timor Leste, que ao contrário de outros, disse ser um forte motivo para festejar.
O Teatro Aveirense ouviu também, e mais uma vez nesta campanha do Bloco, João Semedo dizer que o PS está ao lado dos partidos da direita na defesa do pacto orçamental e que já há um ano foi o PS que salvou o Governo quando «deu uma mão» à direita para que o povo sofresse toda esta austeridade.
João Semedo disse também que a escolha de Francisco Assis por parte de António José Seguro para cabeça de lista às europeias, foi a escolha de um homem que defende um entendimento com a direita e no futuro, um governo do bloco central.
O coordenador do Bloco lembrou que não é só em Portugal mas também na Europa que o PS não quer governar à esquerda e que para votar não é preciso fazer tabelas porque a verdadeira esquerda é o Bloco.
O Bloco de Esquerda sobe esta terça-feira até ao Minho. De manhã, estará em Guimarães, à tarde e à noite, em Braga.