O Bloco de Esquerda e Os Verdes entendem que não podem negociar com as instituições internacionais as condições em que vai prestada ajuda externa a Portugal.
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda confirmou que foi convocado para um encontro com instituições internacionais sobre a ajuda externa a Portugal, mas assegurou que não vai comparecer nesta reunião.
Em declarações à TSF, a deputada Cecília Honório explicou que o «encontro com a troika deve respeitar aquilo que é o quadro institucional e os partidos que têm responsabilidade neste processo».
«Os partidos que mandaram o país para o abraço do FMI que prestem contas por aquilo que fizeram. As nossas responsabilidades foram apresentar propostas alternativas desde sempre», adiantou.
Cecília Honório lembrou que o Bloco de Esquerda apresentou «inúmeras propostas no plano fiscal, económico social», algo que o partido quer continuar a fazer.
Entretanto, o Partido Ecologista Os Verdes também recusou o convite para esta reunião, uma vez que «quem tem legitimidade para negociar com esses senhores é o Governo português, que os chamou a Portugal».
«Os Verdes são completamente contra esta entrada, desta dita ajuda externa a Portugal. Temos capacidade de seguir um rumo diferente. Não queremos este rumo, não queremos estas negociações», acrescentou a deputada Heloísa Apolónia.