A dois passos da fronteira de Vila Verde de Ficalho, na pátria do cante, há largos anos que um restaurante, graças à localização junto à estrada, é ponto de paragem para o viajante, que desse modo tem oportunidade de saborear a gastronomia alentejana.
Corpo do artigo
Há quatro anos, o cante era declarado, pela Unesco, Património Cultural Imaterial da Humanidade. Foi o reconhecimento de uma das mais enraizadas tradições do território alentejano, de uma marca popular, genuína, única, espontânea, de enorme riqueza polifónica.
O cante ganhou novo alento, mais respeito e projeção, fez-se ouvir com outra força. As modas tornaram-se moda, remoçadas pelo vigor dos mais jovens.
Em Serpa, a Casa do Cante é bem o símbolo da nova fase, encetada no dia 27 de novembro de 2014. No vasto concelho da margem esquerda do Guadiana, onde o cante é mais melodioso, rítmico e alegre, há vários grupos que expressam essa tonalidade que marca a diferença.
TSF\audio\2018\11\noticias\27\27_novembro_2018_tsf_a_mesa_antonio_catarino
Um deles é Os Arraianos, que têm levado longe o nome de Vila Verde de Ficalho, a localidade encostada à fronteira onde o restaurante BOA VISTA marca presença há largos anos.
Situado à margem da estrada que conduz a Espanha, o restaurante oferece amplo espaço, dividido por várias salas, com muita luz natural e capacidade para dezenas de comensais. Uma galeria de arte completa o conjunto.
Ambiente informal; amesendação normal nesta casa com uma variante marisqueira.
Todavia, são os sabores alentejanos que estão em destaque. A começar pelo queijo de Serpa DOP (Denominação de Origem Protegida), elaborado com leite de ovelha. Um dos melhores queijos artesanais portugueses.
Ovos com espargos ou presunto de porco alentejano são entradas regionais que abrem caminho a outros pitéus.
Na ementa podem constar a tradicional açorda de bacalhau, entre escolhas que variam entre o suculento cozido de grão e cogumelos com carne.
O borrego assado no forno e as migas com carne de porco são presença habitual na lista.
Muito apreciados, os grelhados de carne de porco alentejano: secretos e plumas.
Por encomenda, é possível saborear pratos de caça.
Doçaria habitual. Garrafeira com maioria de referências da região. Serviço diligente neste restaurante que tem a localização, a dois passos da fronteira, como maior trunfo.
Localização: Vila Verde de Ficalho (Serpa)
Telef.: 284 575 207