O protesto, marcado pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), vai decorrer em frente à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Corpo do artigo
Os bolseiros de investigação científica manifestam-se esta terça-feira em Lisboa, contra o que afirmam ser «cortes brutais» na atribuição de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento na area da investigação cientifica.
O protesto, marcado para 15h00 pela Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), vai decorrer em frente à sede da Fundação para a Ciência e Tecnologia e a expetativa é de que esta seja a maior manifestação de sempre de bolseiros em Portugal.
Para além dos que vivem na zona da capital, seguem para Lisboa bolseiros do Porto, de Aveiro e de Coimbra. André Janeco, presidente da associação diz que há sinais de grande mobilização e manifestações de apoio à causa que os move.
De acordo com a ABIC, no concurso de 2013 foram atribuídas 298 bolsas individuais de doutoramento, menos 900 face a 2012, e 208 bolsas individuais de pós-doutoramento, menos 469 comparativamente a 2012.
Ao concurso individual de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento de 2013, concorreram cerca de 3.500 candidatos para doutoramento e 2.100 para pós-doutoramento, segundo a mesma fonte.
A ABIC desafia candidatos e bolseiros a concentrarem-se, junto à FCT, sob o lema: "Contra os Cortes na Ciência e no Emprego Científico, Exigimos Soluções!".