Os bombeiros sapadores de Faro andam diariamente nas zonas rurais. A ideia é alertar as populações para a necessidade de limpar terrenos para prevenir incêndios.
Corpo do artigo
Numa visita esta manhã, os bombeiros viram exemplos a seguir mas também muito mato por limpar. A campanha é feita quase de porta a porta.
O chefe de equipa chega a um portão. "Bom dia, são os bombeiros", grita João Lopes. A mensagem é sempre a mesma: é preciso limpar para prevenir incêndios.
Nalguns casos, nada a apontar mas noutros, veem-se locais com ervas altas, mato que não foi cortado e pode ser rastilho para incêndios.
O restaurante de Vítor Simplício, na zona rural de Bordeira, fica junto a uma ribeira e foi o proprietário quem mandou limpar todo o canavial. No entanto, há terrenos à volta a que ninguém liga. "Está ali uma quinta com pasto com dois metros de altura. Se aquilo pega fogo ardem casas, arde tudo", alerta Vítor
Mais à frente, os bombeiros sapadores de Faro deparam-se com um parque de estacionamento de outro restaurante, junto a uma zona onde o mato já está alto.
O bombeiro sapador João Lopes alerta a proprietária: "Andamos a fazer visitas aos proprietários para os sensibilizar para a limpeza daquilo que poderá ser mais perigoso".
Depois de ouvir o recado, Maria Joaquina garante que vai limpar o pasto seco e elogia a atuação dos bombeiros até porque não quer ver incêndios à sua porta. "Ai, não gostava não, o que está a acontecer [alguns locais do país] é uma loucura", lamenta.