Brilhante Dias debaixo de fogo, Grupo Wagner ameaça deixar Bakhmut e outros destaques TSF
Os partidos atacaram Eurico Brilhante Dias, por suspeitar da conduta dos deputados da CPI à TAP. O presidente da Assembleia da República admite que houve ação ilícita, com objetivos políticos, mas ainda avalia a melhor maneira de atuar.
Corpo do artigo
As palavras do líder parlamentar do PS, que, na última semana, tinha pedido a responsabilização de quem divulgou para o exterior informação classificada ao cuidado da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP, incendiaram o início do debate, esta sexta-feira, na Assembleia da República. PSD e Bloco de Esquerda acusaram Eurico Brilhante Dias de falar sem provas para fazer jogo político, enquanto o Chega pede mesmo que o líder da bancada socialista ponha o lugar à disposição.
16298900
Na Ucrânia, o chefe do grupo de mercenários russos Wagner, Yevgeny Prigozhin, ameaçou retirar os seus combatentes da linha da frente em Bakhmut a 10 de maio. Esta saída foi justificada com a escassez de munições, que está a provocar "mortes sem sentido".
16298284
Yevgeny Prigozhin chegou mesmo a publicar um vídeo no Telegram em que se veem cadáveres de alegados combatentes contratados pela empresa Wagner em solo ucraniano.
16297859
Por cá, Carla Castro apresentou demissão da vice-presidência do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal por considerar que não está a ter "efetivo exercício" do cargo, ficando de fora da participação na estratégia, comunicação e gestão do partido.
16298470
Depois de Pepe ter apresentado queixa junto da Polícia de Segurança Pública logo no final do jogo entre o FC Porto e o Famalicão, acusando Colombatto de o ter chamado de "mono", que quer dizer macaco em espanhol, o jogador famalicense recorreu à rede social Instagram para responder ao capitão dos dragões sobre o alegado insulto racista.
16298036
Diretamente do espaço, o mais recente satélite meteorológico da Europa, o Meteosat Third Generation Imager (MTG-I1) ou Meteosat-12, divulgou as primeiras imagens da Terra, revelando, assim, as condições meteorológicas na Europa, em África e no Atlântico.
16297858
Enquanto isso, cientistas chineses revelaram a descoberta de indícios da existência de água líquida na superfície de Marte, através dos dados recolhidos pelo robô Zhurong, que explora o planeta vermelho desde 2021.
16297507