O comissário vai apresentar propostas no dia 7 de setembro. Ouvimos a reação da Associação de Produtores de Leite de Portugal e da Federação das Associações de Suinicultores.
Corpo do artigo
O comissário europeu da agricultura reconhece que os sectores dos lacticínios e da suinicultura enfrentam dificuldades. Phil Hogan, citado pela Agência Lusa, espera apresentar propostas concretas no conselho de ministros da agricultura, sublinhando que está à procura de mercados alternativos para compensar o embargo russo aos produtos da União Europeia.
Ouvida pela TSF, o presidente da Associação de Produtores de Leite de Portugal diz ter uma expectativa muito limitada. Carlos Neves defende que o ministério de Assunção Cristas devia levar como objectivo a actualização do preço que é pago aos produtores no nosso país.
A Associação de Produtores de Leite de Portugal sublinha que o embargo russo a produtos da União Europeia tem agravado a situação. Um problema partilhado pela Federação das Associações de Suinicultores. O presidente Vítor Menino espera que Bruxelas consiga negociar uma solução com Moscovo.
No sector do leite, Carlos Neves destaca que as consequências do embargo russo são cada vez mais graves.
Para o presidente da Federação das Associações de Suinicultores, Vitor Menino, as soluções procuradas pelo governo português para compensar o embargo russo não são suficientes.