
Paulo Novais/Lusa
A iniciativa pretende dar uma nova vida ao concelho e envolver a comunidade na plantação de novas árvores
O recente comboio de tempestades devastou parte do país e o município de Castelo Branco quer agora fazer renascer parte do património natural que ficou destruído. Através de uma ação de reflorestação, a Câmara Municipal quer repor o grande número de árvores que caíram nas últimas semanas com a ajuda dos munícipes.
A vice-presidente da autarquia, Sónia Mexia, conta à TSF que o objetivo é fazer com que "cada pessoa adote uma árvore e cuide dela ao longo do ano". Esta é uma forma de não só contribuir para o "património ambiental da cidade", mas também espelhar na plantação das árvores "a identidade e o sentido de propriedade de cada pessoa".
A vigilância e os cuidados práticos a ter com as novas árvores, como é o caso das podas, ficam à responsabilidade do "pessoal dos serviços da divisão de ambiente da Câmara Municipal". Ainda assim, a comunidade deve "desenvolver o sentimento de pertença e responsabilidade", reitera.
Sónia Mexia adianta que a iniciativa Adote uma Árvore ainda está "numa fase inicial" em que todos os interessados podem contribuir com ideias sobre os locais e as árvores que devem ser plantadas em Castelo Branco. A vice-presidente confessa que a autarquia já tem recebido sugestões como "árvores de fruto que possam depois ser distribuídas pelas pessoas". Além disso, são muitos os contributos sobre os locais a replantar, incluindo a zona do Castelo e o Parque de Montalvão, isto é, "espaços verdes onde houve muita queda de árvores".
"Acredito que nos próximos dias nos cheguem mais [sugestões] porque as pessoas também estão interessadas. É uma área que interessa a todos", destaca.
Já de olhos postos no verão e na possibilidade de grandes incêndios, Sónia Mexia garante que vão ser feitos trabalhos de prevenção principalmente no que diz respeito à "limpeza urbana". Sendo que, na sequência das chuvas do início do ano, "deverá haver muita vegetação quando chegar a primavera", a vice-presidente assegura que "já estão a ser realizadas parcerias com o grupo de [bombeiros] sapadores". O objetivo da autarquia é que o município esteja limpo "antes da entrada da época oficial dos incêndios, tendo tudo pronto de forma atempada".
A campanha de reflorestação Adote uma Árvore vai arrancar a 21 de março, no dia mundial da árvore, e a autarquia apela à participação de todos.