Uma caixa multibanco instalada no edifício da Junta de Freguesia de São Domingos (Santiago do Cacém) foi assaltada esta madrugada, com recurso a explosivos, tendo os assaltantes fugido com as gavetas do dinheiro, segundo a GNR.
Corpo do artigo
O assalto ocorreu às 3h40, perpetrado por «três ou quatro pessoas», estando a investigação a cargo da Polícia Judiciária, adiantou à agência Lusa o comandante do Destacamento Territorial da GNR de Santiago do Cacém, Pedro Almeida.
Segundo o presidente da Junta de São Domingos, Joaquim Gonçalves, os assaltantes «levaram as caixas com o dinheiro», que tinham sido abastecidas na sexta-feira passada, mas a máquina estava equipada com o dispositivo de tintagem de notas.
«Até ficou tinta derramada no chão. Acho que não conseguem aproveitar o dinheiro», afirmou à Lusa o autarca, baseado nas informações prestadas pelo técnico da SIBS, empresa que gere a rede Multibanco a nível nacional.
A caixa estava instalada no edifício da junta há 11 anos e esta foi a primeira vez que foi assaltada, esclareceu Joaquim Gonçalves.
Além da máquina, os assaltantes deixaram estragos na porta da entrada e «muitos vidros partidos», mas, de acordo com o autarca, não roubaram mais nada.
O presidente da junta quer uma nova caixa Multibanco no local, pois «faz muita falta às pessoas» e não receia outro assalto.
O autarca acredita que se todas as máquinas estivessem equipadas com o sistema de destruição das notas, deixaria de haver estes assaltos.