Calor e noites tropicais com todo o país sob aviso laranja. Temperaturas podem chegar aos 45 ºC
Em declarações à TSF, meteorologista Jorge Ponte prevê que terça-feira deverá ser o dia mais quente no litoral.
Corpo do artigo
Todo o território de Portugal continental vai estar, entre esta segunda e quarta-feira, sob aviso laranja devido ao tempo quente. Em alguns pontos do mapa, pode mesmo falar-se numa vaga de calor, ou seja, seis dias consecutivos com cinco graus de temperatura acima da média. No Alentejo, as previsões apontam para os 45 ºC. O meteorologista Jorge Ponte prevê que terça-feira seja o dia mais quente.
"Na generalidade do território, [as temperaturas vão andar] muito perto dos 40 ºC, sendo que, pontualmente, no Alentejo e no Vale do Tejo pode atingir os 44 a 45 ºC. No litoral, um pouco menos, sendo que terça-feira vai ser o dia mais quente no litoral, especificamente no litoral Norte e Centro com temperaturas que podem aproximar-se, por exemplo, dos 38 ºC no Porto e em Braga, Lisboa também com temperaturas dessa ordem, entre os 37 e os 39 ºC, na terça e na quarta-feira", explica à TSF o meteorologista Jorge Ponte.
TSF\audio\2023\08\noticias\21\jorge_ponte_2_temperaturas
As temperaturas mínimas "também vão ser muito elevadas e com noites tropicais um pouco por todo o país, ou seja, temperaturas mínimas superiores a 20 ºC, em que nalguns locais do Alentejo, do Algarve e também do interior Norte e Centro, poderão não baixar dos 25 ºC mesmo durante a noite".
Dias muito quentes e noites tropicais que levam o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar todo o território do continente e a costa sul da Madeira sob aviso laranja entre esta segunda e quarta-feira.
No continente, os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Setúbal e Faro estão sob aviso laranja desde as 01h00 desta segunda-feira e até às 23h00 de quarta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Lisboa, que estão esta segunda-feira sob aviso amarelo por causa do tempo quente, passam a laranja às 00h00 de terça-feira e até às 23h00 de quarta-feira.
O IPMA colocou também a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 23h00 de terça-feira por causa do tempo quente, passando depois a amarelo até às 23h00 de quarta-feira.
Sob aviso amarelo estão também a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo até às 23h00 de quarta-feira.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê que as temperaturas só comecem a descer de forma generalizada a partir de sexta-feira, "atingindo valores normais para a época do ano no fim de semana de 26 e 27".
O IPMA explica que a subida de temperatura está relacionada com "uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente".