Calor, trovoada, chuva e rajadas de vento. Final de julho com avisos meteorológicos por todo o país

Patricia de Melo Moreira/AFP (arquivo)
Há treze distritos sob aviso laranja devido à trovoada. Além disso, a previsão de aguaceiros fortes colocam todo o país em alerta amarelo
Corpo do artigo
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta segunda-feira, treze distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a trovada, granizo e rajadas fortes.
O alerta laranja foi ativado nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga. Os restantes estão sob aviso amarelo.
"Estamos, neste momento, com uma região depressionária que vai atravessar o território do continente hoje, dia 29. Essa região depressionária está a dar origem durante as últimas horas a bastantes descargas elétricas, portanto, trovoada. Pontualmente, estão a ocorrer rajadas de vento muito fortes e também precipitação muito localizada. A precipitação talvez não seja o parâmetro mais importante, aqui são mesmo as trovoadas e as rajadas de vento. Portanto, é mais uma situação que pode condicionar muito a propagação do incêndio ou o combate a um incêndio", explica à TSF a meteorologista Ângela Lourenço.
A Proteção Civil colocou ainda os 18 distritos em alerta amarelo devido à previsão de aguaceiros fortes, na maioria deles a vigorar entre as 12h00 de segunda-feira e as 00h00 de terça-feira.
Além disso, mais de 40 concelhos do sul e do interior estão em perigo máximo de incêndio rural. Os mais de 40 concelhos em risco máximo pertencem aos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"É uma situação típica de verão, principalmente estes concelhos com o perigo máximo e muito elevado concentram-se essencialmente nas regiões do interior e no Algarve. É uma situação que se deve à contribuição da componente meteorológica, mas também à contribuição dos combustíveis vegetais. Estamos numa situação de seca, o que significa que os combustíveis também estão muito secos. Temos temperaturas elevadas, principalmente no interior, com aviso de tempo quente para os distritos do interior, temos também uma situação de vento por vezes forte, o que aumenta o perigo de incêndio rural e em muitos locais os valores da humidade relativa são baixos", acrescenta.
Há ainda aviso amarelo devido ao calor nos distritos de Bragança, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
Castelo Branco, com 40 graus, será o distrito onde as temperaturas vão ser mais elevadas.
