Calvário é uma peça de Rodrigo Francisco, que estreou no Festival de Almada, deste verão de 2023, e vai estar no Teatro Nacional S. João, no Porto.
Corpo do artigo
Tudo parte de Thomas Bernhard que escreveu a peça Minetti, que foi escrita para um ator, e que dá nome à peça. Rodrigo Francisco, que escreve esta nova peça Calvário, a partir da história de Thomas Bernhard, escreve e encena e onde o teatro olha para ele próprio, é aqui o inicio de tudo, neste caso.
Há um grupo de teatro que quer pôr em cena esta peça e também estamos a ver todo o processo criativo, e esta peça que quer fazer a outra peça chamasse Cálvario, uma expressão muito usada, quando há brancas, esquecimento do texto, por parte de alguns atores.
O ator de Thomas Bernhard é Minetti, aqui o ator personagem mais velho é o Beirão, e neste caso, Rodrigo Francisco escolheu o ator, Luis Vicente para esta personagem e a pergunta que fica será ele também uma truta velha do teatro? (risos)
Agora é o Beirão nesta peça de Rodrigo Francisco, a partir de Minetti de Thomas Bernhard, com momentos de gargalhada, mesmo que estejamos a olhar para este Calvário.
Texto E Encenação Rodrigo Francisco, Cenografia Céline Demars, Figurinos Ana Paula Rocha, Desenho De Luz Guilherme Frazão.
Interpretação
Carlos Pereira, João Cabral, João Farraia, Luís Vicente, Pedro Walter, Teresa Mónica E Maria Velez Araújo (estagiária da ESTC)
Coprodução Companhia De Teatro De Almada, Teatro Nacional São João
Calvário, depois de ter estreado no Festival de Teatro de Almada, no verão passado, julho de 2023, está agora no Teatro Nacional São João no Porto, sexta 27 e sábado 28 de outubro.