Câmara atenta a casos de infeção de alunos do Instituto Politécnico da Guarda
Presidente da Câmara da Guarda decidiu "um conjunto de medidas que, neste momento, são prementes de ser tomadas".
Corpo do artigo
A Câmara Municipal da Guarda está a acompanhar a situação de estudantes do Instituto Politécnico local infetados com a Covid-19 e disponibiliza instalações para os acolher após terem alta hospitalar, disse esta segunda-feira o presidente do município.
Carlos Chaves Monteiro participou esta segunda-feira durante a tarde numa reunião com a presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) e com o presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) para decidir "um conjunto de medidas que, neste momento, são prementes de ser tomadas".
"Designadamente, ter a noção dos locais onde [os estudantes infetados] vivem para, uma vez que já estão em tratamento, e não apresentam cuidados de maior, estabelecer algum confinamento e medidas de quarentena para que continuem a ter uma vida condigna", referiu.
12390369
Carlos Chaves Monteiro adiantou que já foi estabelecido um espaço - uma ala "mais isolada e de acesso autónomo" da Pousada da Juventude - onde os estudantes poderão residir temporariamente após terem alta hospitalar.
"Não podemos ainda falar numa situação de surto, é uma situação que preocupa, mas as instituições e o município" estão "atentos" e a identificar possíveis contactos, disse.
Segundo o autarca, no encontro foi referido que no concelho da Guarda são contabilizados 18 casos de doentes infetados por Covid-19, sendo 15 alunos do IPG e três casos que não estão relacionados com aquele estabelecimento de ensino superior.
12391470
O estado de saúde dos infetados "é bom" e "alguns deles são até assintomáticos", rematou. Esta segunda-feira, ao fim da manhã, a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Guarda, Isabel Viseu, disse à Lusa que estavam confirmados 16 alunos infetados com Covid-19, encontrando-se "um no domicílio e 15 internados".
"Sendo que ainda há uma bebé de dois meses, filha de uma estudante, que também deu positivo [no teste ao coronavírus] e também está internada", acrescentou.
Isabel Viseu referiu que, pelas informações recolhidas, os alunos do IPG infetados participaram num jantar de aniversário, realizado no domicílio de um aluno.
12392707
Segundo a Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da Guarda, à data de hoje estavam contabilizados 28 casos ativos de Covid-19 na área da ULS, que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão - Lafões.
No domingo, o IPG anunciou que decidiu suspender os exames presenciais nas suas instalações, transferindo-os para as plataformas digitais, após ter conhecimento da existência de estudantes infetados com Covid-19.
"A decisão deve-se às informações transmitidas, no sábado à noite, pela ULS da Guarda de que há estudantes do IPG que testaram positivo à Covid-19", referiu o IPG em comunicado enviado à agência Lusa.
12391867
Segundo a nota, os estudantes foram infetados fora das instalações. A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 534 mil mortos e infetou mais de 11,47 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1620 pessoas das 44 129 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
12391894