A autarquia vai passar a gerir a Carris e já apresentou medidas: além das novas carreiras, há passes gratuitos para crianças até 12 anos, passes mais baratos para idosos e jovens entre os 13 e os 18.
Corpo do artigo
É uma ideia a pensar nos muitos idosos que vivem em Lisboa: o presidente da câmara anunciou, esta segunda-feira, a criação de 21 novas carreiras da Carris. Marvila vai ser o primeiro bairro a beneficiar da nova rede, até ao final de junho de 2017. Os percursos vão ter paragens nos principais pontos de cada bairro: mercados, centros de saúde, escolas, farmácias ou zonas de comércio.
Fernando Medina apresentou também novidades nos passes. As crianças até aos 12 anos passam a ter direito a um passe gratuito; os idosos pagam 15 euros, em vez dos atuais 26,75; este valor mantém-se para os jovens entre os 13 e os 18 anos.
Gerir a Carris era uma ambição antiga da câmara de Lisboa. Avança agora depois de o governo ter cancelado a subconcessão a privados, no tempo do executivo de Passos Coelho.
Utentes na expectativa
A Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa queixa-se de falta de informação sobre o que vai acontecer à Carris, agora que passa a ser gerida pela câmara.
Mas Cecília Sales, da Comissão, espera que a qualidade do serviço possa melhorar, depois de um agravamento nos últimos anos.
Sobre as promessas de Fernando Medina, de poupança nos passes e de uma rede para os bairros, os utentes preferem esperar para ver.