Matosinhos defende-se e diz que a qualidade das águas residuais do concelho é atestada pelas bandeiras azuis das praias.
Corpo do artigo
A Câmara de Matosinhos revela surpresa com a notícia de que uma das ETAR do concelho está entre as mais poluentes da Europa no que toca a metais pesados.
Em causa estão as Estações de Tratamento de Águas Residuais de Leça da Palmeira, em Matosinhos e também a de Gaia Litoral.
Num ranking europeu ocupam o segundo e terceiro lugares. É o que estabelece uma lista agora divulgada pela Agência Europeia do Ambiente.
Os números referentes a 2015 revelam que nesse ano as ETAR, juntas, enviaram 20 toneladas de metais pesados para para a água, o que corresponde a quase 6% do total europeu.
O vereador do ambiente da Câmara de Matosinhos, Tiago Maia, reage com surpresa a esta avaliação.
Tiago Maia diz que nesta altura tenta obter mais dados junto da agencia portuguesa do ambiente e adianta que "a qualidade das águas residuais de Matosinhos é atestada pelas bandeiras azuis das praias do concelho".
TSF\audio\2017\07\noticias\10\tm1
o vereador da camara de matosinhos acredita entretanto que a etar de leça da palmeira terá agora melhores condições de funcionamento....já que foi recentemente objecto de obras com alguma envergadura
A tsf já contactou tambem a camara de gaia no sentido de obter uma reacção sobre a etar instalada no concelho e que também é alvo da avaliação negativa da agencia europeia do ambiente...mas essa posição foi remetida para um comunicado que há de ser divulgado esta tarde.
Mais cedo ouvimos o ambientalista Francisco Ferreira sobre este caso....o dirigente da associação Zero sublinha a posição tão destacada pela negativa das duas etar...e a circunstancia de um resultado tão mau mesmo depois de as águas já terem sido tratadas
As cautelas...ainda assim muito preocupadas de Francisco Ferreira...ambientalista e dirigente da associaçao Zero.