Este foi o primeiro acordo a incluir todos os sindicatos e todas as autarquias algarvias, incluindo as do PSD, e vai contra as 40 horas semanais decididas pelo Governo.
Corpo do artigo
As câmaras municipais do Algarve assinaram, esta terça-feira, um acordo com os sindicatos em que se comprometem a aplicar as 35 horas de trabalho semanal em vez das 40 horas decididas pelo Governo.
Sobre este acordo, o primeiro a incluir todos os sindicatos e todas as autarquias algarvias, incluindo as do PSD, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve salientou a unanimidade da decisão.
«É um documento em que acreditamos, que queremos que seja aplicado e válido (o que já é) e queremos que seja eficaz para todos», explicou Jorge Botelho, que lembra que não tem havido maior produtividade nas câmaras desde a aplicação da lei das 40 horas.
Apesar de ser considerado irreversível, o processo ainda tem de ser homologado pelo Governo, muito embora alguns sindicatos já tenham avisado que irão até a tribunais internacionais em defesa deste acordo.