Câmaras da margem sul querem evitar encerramentos das urgências pediátricas e anunciam fórum intermunicipal da Saúde

Global Imagens (arquivo)
Vice-presidente da Câmara do Barreiro mostra-se contra o encerramento da urgência. "É mau, somos contra", garante Rui Braga à TSF.
As autarquias de Setúbal, Sesimbra e Palmela, querem evitar o encerramento das urgências pediátricas, no hospital de São Bernardo e, por isso, anunciaram um fórum intermunicipal da Saúde para preparar uma resposta que evite que a medida entre em vigor.
O presidente da Câmara de Palmela lamenta a decisão que obriga as famílias a conhecerem muito bem o calendário para saberem onde se devem dirigir. As urgências pediátricas do Centro Hospitalar do Barreiro vão manter-se em funcionamento até ao final de junho.
À TSF, Rui Braga, vice-presidente da Câmara do Barreiro, afirma que é uma boa notícia, mas diz recear que venha a ser proposto algum tipo de encerramento depois de junho. "Ainda não temos essa informação com detalhe. Esta reorganização, nos detalhes, não o sei. Aquilo que vemos como positivo é que irá manter-se em funcionamento até ao final de junho e isso, do ponto de vista da autarquia, é sempre uma boa notícia."
TSF\audio\2023\03\noticias\14\rui_braga_1_boa_noticia
O vice-presidente da autarquia do Barreiro mostra-se "totalmente contra" a qualquer tipo de "encerramento". "Do nosso ponto de vista, fechar esta especialidade, é mau, somos contra e isso não pode haver dúvidas. E também estamos abertos a ouvir as justificações, para depois emitirmos uma opinião depois de junho", afirma Rui Braga, sublinhando que "não se pode ter uma urgência" de um hospital da margem sul e da Área Metropolitana de Lisboa.
TSF\audio\2023\03\noticias\14\rui_braga_1_boa_noticia