Campo de Ourique testa superquarteirão. Solução definitiva "só depois das obras do metro"
De 9 a 17 de setembro, Campo de Ourique vai testar a terceira fase do superquarteirão. O modelo de circulação vai ampliar a área do Jardim da Parada.
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A partir deste sábado, Campo de Ourique vai testar a última fase do superquarteirão, um modelo de configuração urbanística pensado em Barcelona que, em Lisboa, vai ampliar a área do Jardim da Parada até às fachadas dos prédios circundantes. Assim, fica condicionada a circulação dos automóveis, privilegiando as deslocações a pé.
Pedro Costa, o presidente da junta de freguesia de Campo de Ourique, explica à TSF que este modelo vai "devolver o espaço público às pessoas", "garantir segurança a quem caminha" e "tranquilidade para quem usufrui do jardim".
Campo de Ourique avança para a terceira fase de testes: "numa primeira fase o que ensaiámos foi a retirada do trânsito de travessia. No segundo momento, a retirada do trânsito de travessia e também a retirada dos automóveis, alargando as esplanadas do comércio que existe. Agora, nesta terceira edição, já não só durante um dia, mas durante nove dias. É essencial que façamos este teste ao longo de vários dias. Não queremos uma solução definitiva sem a participação das pessoas", adianta à TSF, Pedro Costa.
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O autarca admite que este teste vai "causar incómodos" de mobilidade nos próximos dias e por isso, decidiu realizar o 'piloto' na semana que antecede o início do ano letivo.
"Não quisemos afirmar o superquarteirão como uma solução de ativismo de mobilidade, mas sim uma solução local. O nosso entendimento é que devemos acautelar e reduzir os impactos na vida das famílias e isso faz-se antes da semana da mobilidade, antes do arranque das aulas, mas haverá incómodos. Não há forma de fazer testes com alterações de trânsito, sem causar incómodos".
O super-quarteirão não é uma solução de ativismo de mobilidade
"Haverá sítios que vão gerar problemas e as pessoas vão associar esses problemas ao superquarteirão, embora não advenham do nosso teste. É por isso que já estamos a fazer contagens de automóveis, para esclarecer as pessoas que aquele problema já existia. Sobre o estacionamento, não há medidas compensatórias previstas para este evento. Não vale a pena tentar dourar. Mas isso não significa que não haja alternativas para a solução definitiva. Estão projetados e contratualizados com a EMEL 400 a 500 novos lugares de estacionamento".
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https://www.youtube.com/watch?v=ZORzsubQA_M
O presidente da junta de freguesia quer que esta experiência se torne definitiva, mas adianta que, até estarem finalizadas as obras de expansão do metro, o superquarteirão não vai para a frente.
Não haverá implementação de nenhum modelo definitivo antes do fim da obra do metro
"As obras de construção do metropolitano duraram praticamente três anos e não haverá a implementação de nenhum modelo definitivo antes do fim dessa obra. Vamos ter muito tempo para discutir que futuro queremos".
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Os testes do superquarteirão decorrem entre os dias 9 e 17 de setembro, em Campo de Ourique. Há um programa de atividades desportivas associadas a este evento, todos os dias, no Jardim da Parada.