
Conselho de Administração da Assembleia da República chegou a acordo com a PT. Emissões devem começar em Dezembro
Corpo do artigo
Depois de semanas de negociações, o Conselho de Administração da Assembleia da República chegou a acordo com a Portugal Telecom quanto ao custo de transmitir o Canal Parlamento em sinal aberto na televisão digital terrestre (TDT).
A TSF sabe que o acordo com a PT já seguiu para o Tribunal de Contas onde aguarda agora pelo visto dos juízes e prevê um pagamento de 420 mil euros por ano para ter o Canal Parlamento para todos de forma gratuita (até agora este apenas estava disponível para quem pagava TV Cabo) criando, na prática, um quinto canal de televisão em sinal aberto.
Fonte ligada ao processo garantiu à TSF que os 420 mil euros são muito menos do que os vários milhões pagos por exemplo pela SIC ou pela TVI para ter acesso à televisão digital terrestre em sinal aberto.
O Tribunal de Contas tem agora um mês para autorizar a despesa. Os responsáveis da Assembleia da República acreditam que o Canal estará a funcionar na TDT algures em Dezembro.
Em 2012 o orçamento do canal que até agora transmitia no cabo os debates e votações dos deputados não chegou aos 2 milhões de euros. O projecto de por o Canal Parlamento em sinal aberto mereceu o apoio de todos os grupos parlamentares.