Canil ilegal em Paredes recebeu "visitas técnicas" das autoridades desde 2014
Em 2014, uma vistoria tinha identificado cerca de meia centena de animais que foram encaminhados para uma associação.
Corpo do artigo
A casa que funcionou como canil ilegal em Gandra, no concelho de Paredes, recebeu três visitas técnicas entre 2014 e junho, tendo sido encontrados "vários cães" em duas delas, revelou esta terça-feira fonte da autarquia local.
Segundo aquela autarquia do distrito do Porto, a última "visita técnica" realizou-se em junho, com a participação da veterinária municipal e de militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, e não foram encontrados animais.
12447397
Fonte camarária disse à Lusa que na casa reside uma mulher de 84 anos, que será a mãe da alegada proprietária de um canil em Santo Tirso que foi consumido por um incêndio, no fim de semana, que provocou a morte a 73 animais.
Já esta terça-feira foi realizada nova deslocação ao local, cujos resultados não foram ainda revelados pelas autoridades, algumas horas depois de populares, na segunda-feira à noite, terem rodeado a habitação com o objetivo de retirar animais que alegadamente estariam na habitação.
Várias dezenas de pessoas concentraram-se também, na segunda-feira, junto a uma casa abandonada em Sobrado, concelho de Valongo, com o objetivo de resgatar animais que diziam estar abandonados e em más condições sanitárias.
Na situação de Paredes, uma visita técnica em 2014, segundo a autarquia local, tinha encontrado cerca de meia centena de animais que foram encaminhados para uma associação.
12446844
Já em 2019, a veterinária municipal e o SEPNA estiveram no local e encontraram "alguns animais", acrescenta o município.
A idosa que vive sozinha na casa está sinalizada desde 2017 pela Segurança Social e, de acordo com a câmara, tem-se recusado e deixar a habitação.
Uma associação local tem prestado "alguma assistência", nomeadamente alimentar, à mulher, acrescenta a autarquia.