
© Facebook/Restaurante-a-Cantarinha
Na localidade de Buarcos, vizinha da Figueira da Foz, desde há duas décadas que um espaço de restauração se tem afirmado pelo lado tradicional da cozinha: pratos simples, mas bem confecionado com produtos de qualidade.
Corpo do artigo
No extremo setentrional do vasto areal daquela que foi considerada, no século XIX, a Praia da Claridade, pela luminosidade única e que, exigia aos frequentadores, «certas exigências de aparato e toilette» descritas por Ramalho Ortigão, está situada a localidade piscatória de Buarcos.
De braço dado com a Figueira da Foz, ao jeito das típicas cantarinhas, as moçoilas que, na madrugada do 1.º de Maio, iam à fonte, cantando e dançando com os namorados numa reminiscência das «maias».
As raparigas envergavam domingueira vestimenta e levavam à cabeça, fazendo prodígios de equilíbrio, pesadas cantarinhas em barro enfeitadas com flores.
A figura da cantarinha de Buarcos, consagrada pelo rancho folclórico, faz parte da memória coletiva local e deu nome a um espaço de restauração que é um clássico da região.
Com duas décadas de história, o restaurante A Cantarinha, à ilharga da avenida marginal, logo após a rotunda da Tamargueira, apresenta-se de cara lavada: recentes obras de remodelação tornaram a casa mais moderna, atraente e cómoda; o fecho das esplanadas transformou, na prática, o espaço em novas salas, acolhedoras e com maior luminosidade.
TSF\audio\2018\11\noticias\22\tsfmesa22
A matriz tradicional da cozinha manteve-se, com os grelhados no carvão a prevalecerem. Com o mar ali tão perto, o peixe fresco faz parte integrante da oferta diária, plasmada numa extensa lista, que abre, com camarões cozidos ou fritos à chefe e amêijoas à Bulhão Pato.
Manda a tradição da casa que o bacalhau mantenha lugar destacado na ementa: o fiel amigo surge para além da tradicional versão à casa, com camarão e queijo, em variantes mais recentes: à champanhe, ou seja, no forno, com cebola, alho, tomate e batata frita às rodelas - e, opção mais avantajada, à king - uma posta grelhada na brasa, com batatas a murro e migas.
A vedeta da lista é, no entanto, a tibornada de polvo. O octópode é assado na brasa, leva cebola e alho e, regado com azeite, tem como acompanhamento migas e batata a murro.
Todavia, há outras propostas, que vão do peixe fresco na brasa e do bife de atum e à icónica feijoada de búzios e a outros pratos clássicos, regra geral disponíveis ao fim de semana: caldeirada, arroz e açorda de marisco.
Nas carnes, destacam-se a espetada mista, com lagartinhos de porco alentejano e lulas, e o medalhão de vitela grelhado.
Doçaria variada. Garrafeira razoável. Vinho da casa de bom nível. Serviço simpático neste restaurante que faz jus à cozinha tradicional. A Cantarinha, em Buarcos, mesmo ao lado da Figueira da Foz.
Onde fica:
Localização: Travessa da Rua das Tamargueiras 3, 3080-389 Figueira da Foz (Buarcos)
Telef.: 233 432 801