
© Direitos Reservados
A capela de S. Gonçalinho fica perto; os canais não estão longe. Numa rua estreita do bairro aveirense conhecido por Beira Mar, mora a tradição num restaurante clássico, muito popular na cidade.
Corpo do artigo
O final e o início de ano são de festa em Aveiro, cidade onde a iniciativa Sai Prà Rua garante animação até ao próximo dia 14 de janeiro.
Por essa altura, cairá o pano sobre as festas de S. Gonçalinho, o santo casamenteiro das gentes do mar, que terá vivido na cidade dos canais.
Os festejos, com forte tradição e cuja origem se perde na memória dos tempos, conhecem momentos de grande animação popular com o lançamento, do alto da capela, no coração do bairro da Beira Mar, de cavacas doces. Chapéus, camaroeiros na ponta de varas, tudo serve para apanhar a doçaria de formato côncavo.
No interior do templo, o cerimonial consolidado pela tradição inclui a entrega do ramo e a «dança dos mancos».
Vizinho da capela de S. Gonçalinho, o restaurante Palhuça é um dos mais populares do burgo aveirense, tendo ganho fama pelas caldeiradas. O prédio tem a fachada revestida a azulejos, como a maioria das casas do típico bairro, de ruas estreitas e pouco ensolaradas, por onde apetece deambular apreciando a arquitetura tradicional da maioria das habitações.
TSF\audio\2018\12\noticias\20\tsfmesa20
O restaurante, situado numa rua mais recatada, embora a curta distância das artérias pedonais mais concorridas, tem uma sala confortável, lambris em azulejo e decoração convencional. Apresenta uma ementa em que o bacalhau, as enguias e os arrozes expressam a ligação da cozinha à região e aos produtos mais tradicionais.
O peixe grelhado, regra geral do dia - robalo, dourada; linguado; carapau peixe espada; salmão - é maioritário nas sugestões quotidianas.
Outras propostas nos chamados pratos do dia são a pescada cozida com legumes e os mais prosaicos carapaus fritos.
O capítulo diário, com pratos disponíveis em meias doses, pode ser enriquecido com cozido à portuguesa; galo estufado com batata frita; barriga de porco no churrasco e, para dois comensais, uma proposta que já ganhou raízes: terra e mar.
No capítulo permanente - chamemos-lhe assim - da lista destacam-se as enguias - em caldeirada, para duas pessoas - ou fritas, acompanhadas com arroz.
A comida de tacho, sempre reconfortante, tem como protagonista o arroz: de gambas para dois comensais ou de tamboril, igualmente com gambas.
O bacalhau, ligado de modo íntimo à região, é proposto assado no churrasco; ou com grão ou à casa.
Na ementa surgem ainda as lulas: em espetada com gambas ou grelhadas com molho verde.
Diminuta, como tem alguma lógica, é a oferta cárnica: nacos de vitela ou bife no churrasco.
Doçaria tradicional. Garrafeira suficiente e serviço simpático neste restaurante popular e tradicional. Palhuça, em Aveiro.
Onde fica:
Localização: Rua Antónia Rodrigues, nº 28 3800-102 Aveiro
Telef.: 234 423 580