Caretos de Podence e Morna vão ser Património da UNESCO? "Expectativas são muito positivas"
É esta semana que se fica a saber se os Caretos de Podence e a Morna de Cabo Verde passarão a ser considerados património cultural da humanidade. Sampaio da Nóvoa, representante da UNESCO em Portugal, mostra-se otimista.
Corpo do artigo
Há boas expectativas para a candidatura dos Caretos de Podence e da Morna de Cabo Verde a Património Cultural Imaterial da Humanidade. A garantia é dada por António Sampaio da Nóvoa, representante permanente de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O comité que tomará a decisão reúne-se, esta semana, em Bogotá, na Colômbia.
Sampaio da Nóvoa lembra que as candidaturas são sempre "submetidas a um painel de especialistas", que realiza uma "avaliação". A avaliação pode resultar em uma de três possíveis indicações: positiva (a inscrição poderá avançar); adiamento (a candidatura terá de ser melhorada e reenviada no ano seguinte) ou negativa (a inscrição não poderá avançar).
"No caso da Morna e dos Caretos de Podence, a indicação é de inscrição, portanto, a nossa expectativa em relação à decisão do comité é muito positiva", declarou o representante da UNESCO, em declarações à TSF.
TSF\audio\2019\12\noticias\11\x_sampaio_da_novoa_longo
Sampaio da Nóvoa afirma que, em relação ao Carnaval de Podence, os especialistas da UNESCO consideraram a candidatura portuguesa exemplar, com base em três parâmetros: a "forte participação da comunidade", a relevância da "necessidade de salvaguardar este tipo de tradições e heranças"; e a promoção da preservação de "outras festividades do mesmo tipo".
António Sampaio da Nóvoa refere ainda outro fator que deverá influenciar positivamente a decisão da UNESCO: o facto de "estas festas, que tinham determinadas características do ponto de vista de género, terem vindo a ser capazes de incorporar uma nova relação sobre a igualdade e a importância da diversidade".
Quanto à Morna, Sampaio da Nóvoa garante que também é muito positiva a avaliação da UNESCO e que tudo indica que Cabo Verde poderá receber a distinção.
"Os avaliadores notam que esta é a primeira inscrição de Cabo Verde na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade e saúdam o Estado cabo-verdiano por esta iniciativa", refere o representante permanente da UNESCO, acrescentando que a organização lembra que deve existir "um maior envolvimento das comunidades, uma maior atualização desta tradição".
11605386
10269567