O enquadramento natural, nos arredores de Melgaço, é magnífico e do restaurante, de linhas modernas e sala plena de luz natural, a vista abarca uma bela panorâmica. A carta do Foral evidencia cozinha tradicional com a marca da contemporaneidade.
Corpo do artigo
Melgaço tem produtos que são uma marca distintiva do concelho mais a norte de Portugal: o vinho Alvarinho e o fumeiro. Ambos dão substância a uma festa cada vez mais participada a nível de expositores e de visitantes e que promove com excelência aquele rincão do Alto Minho.
Um vinho de características únicas e um fumeiro - chouriça de carne, salpicão, presunto, chouriça de sangue - distinguido pela Comissão Europeia como produtos IGP (Indicação Geográfica Protegida) são uma marca daquele território de águas termais, lendas, contrabando, bruxas e mouras encantadas.
No entanto, Melgaço é hoje destino para a prática do desporto, amador ou profissional, quer seja em modalidades mais radicais, quer no âmbito clássico.
As magníficas condições naturais proporcionam inúmeras atividades físicas ao ar livre, nomeadamente no complexo desportivo, dotado de um centro de estágio.
Na encosta do rio Minho, integrado numa moderna unidade hoteleira construída em local bucólico, envolto por luxuriante arvoredo, o restaurante Foral de Melgaço proclama um conceito baseado numa cozinha de inspiração.
TSF\audio\2019\05\noticias\14\tsfmesa14
O foro foi concedido por D. Afonso Henriques, entre 1183 e 1185, mas da carta deste restaurante de linhas modernas, sala espaçosa, plena de luz natural e com magnífica vista para território galego e que se alonga pelo rio Minho, constam produtos regionais. Em especial, fumeiro, cabrito, queijos.
Para entreter, um pote de moelinhas estufadas ou uma salada de polvo. Sopa de peixe ou caldo verde com chouriço castrejo são opções.
Nas entradas, perfilam-se croquetes de alheira de caça com maçã; tábua de queijos e enchidos regionais castrejos; queijo de cabra panado com molho de frutos do bosque.
Nos pratos de peixe, a lista apresenta bacalhau lascado com crosta de broa sobre grelos salteados; arroz de garoupa com camarão selvagem; tentáculo de polvo à lagareiro e tranche de corvina sobre risoto com perfume de lima.
Mais substanciais, as propostas de carne: arroz de cabrito com castanhas e cogumelos; miminhos de porco grelhados com puré de alheira.
No menu vegetariano, destacam-se risoto de tofu e cogumelos e cuscuz de legumes da horta.
Nas sobremesas, brilham o requeijão com doce de abóbora e a panacotta de lima e chocolate branco com gelado de tangerina.
Boa carta de vinhos, com predominância dos vinhos Alvarinho. Serviço simpático neste restaurante que aposta na cozinha feita de tradição e contemporaneidade. Foral de Melgaço, no Monte Prado, Melgaço.
Onde fica:
Localização:Rua Monte, 4960-320 Prado (Melgaço)
Telef.: 251 400 130