Portugueses residentes na Alemanha enfrentam dificuldades para se identificarem junto de entidades públicas e privadas alemãs, que recusam reconhecer o Cartão de Cidadão.
Corpo do artigo
O embaixador de Portugal em Berlim garante que estão a ser feitas diligências para resolver o problema. Várias entidades públicas e privadas no país não aceitam o documento de identificação nacional.
"Falava com um funcionário, que depois falava com outro e depois falava com o chefe", conta Manuel Leitão. O problema era a falta da data de emissão no Cartão de Cidadão português. Correu vários postos de correios de Berlim e foi "sempre uma grande complicação", confessa o emigrante a viver há uma década na capital. Depois de perceber a origem do problema, começou a usar um "truque" cada vez que precisava de levantar uma encomenda ou depositar dinheiro: "Aprendi que temos que dizer que à data que está no Cartão de Cidadão [data de validade], é preciso subtrair 5 anos [para obter a data de emissão]".
TSF\audio\2018\08\noticias\05\joana_de_sousa_dias_cc_na_alemanha
Amanda Sá Pereira já desistiu. Depois dos entraves nos correios, e nos bancos, deixou de renovar o Cartão de Cidadão português. Quando mostrava o documento de identificação nacional, tinha de apresentar também "um comprovativo de morada e o documento de registo na cidade". Agora esta portuguesa a viver há quatro anos em Berlim só usa o passaporte porque "cobre tudo".
A embaixada de Portugal em Berlim garante que está atenta ao problema e diz que estão a ser realizadas "diligências junto das autoridades alemãs que têm manifestado algumas dificuldades em aceitar o Cartão de Cidadão português como documento de identificação apenas pelo simples facto de nele não constar a data de emissão".
No caso dos correios, por exemplo, a informação dos responsáveis alemães é a de que existe uma "incompatibilidade do sistema informático", referiu João Mira Gomes, que adiantou que Portugal tem "pedido que aceitem o cartão e tentem ultrapassar essa dificuldade".
O diplomata deixou uma recomendação aos cidadãos nacionais: "Expliquem junto das administrações - neste caso dos correios - a especificidade do nosso cartão" e, "caso [o Cartão de Cidadão] não seja aceite, não só informem a embaixada como também lavrem uma reclamação junto dessa estação, dessa autoridade ou dessa administração dos correios".
O deputado do PSD Carlos Alberto Gonçalves questionou esta semana o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre as dificuldades relatadas por cidadãos portugueses na Alemanha, cujos documentos de identificação não são reconhecidos por entidades públicas e privadas, nomeadamente os correios alemães, sendo alguns forçados a pedir a emissão do passaporte para recorrer a esses serviços.
Uma das dificuldades prende-se com a ausência de data de emissão no documento português.