A Bairrada tem motivos de sobra para uma deliciosa visita e ser mais ou menos assíduo da região pode trazer vantagens acrescidas.
Corpo do artigo
O lançamento do inédito Cartão de Cliente Rota da Bairrada é mais um passo dado no percurso para tornar a Bairrada numa referência.
Sem qualquer custo, o cartão, em que são acumulados os pontos - um por cada euro despendido e obtidos nas compras efetuadas nos Espaços Bairrada ou no site e-commerce da Associação Rota da Bairrada (ARB) - pretende ser um vínculo de fidelização à região.
Os pontos somados podem ser trocados por produtos do catálogo, mas há outras benesses - descontos diretos, promoções, oferta de portes, campanhas associadas aos produtos e serviços comercializados pela Rota da Bairrada e acesso em primeira mão a informação - para os possuidores do cartão, presenteados em dia de aniversário com uma oferta surpresa.
Um dos produtos de excelência da região é o espumante Baga Bairrada, produzido a partir da tinta baga, a casta rainha da região. É um produto distinto, concebido para promover e vender a região bairradina, valorizando a casta local predominante a partir de um grande fator diferenciador: fazer os chamados Blanc de Noirs, ou seja, espumantes brancos a partir de uma casta tinta.
"A criação do cluster de espumantes Baga Bairrada deu o mote a um conjunto de outras ações e ferramentas que permitem promover e dinamizar a região da melhor forma", sublinha Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e membro da direção da ARB.
O recente lançamento Cinco novos espumantes - três brancos (Íssimo Bruto Branco 2013; Ribeiro de Almeida 2015 e Prior Lucas bruto 2015) e dois rosados (Prior Lucas bruto 2015 e São Domingo 2015) - eleva para 15 o portefólio criado a partir desse projeto idealizado e concretizado pela CVB há quase dois anos.
Para harmonizar com o espumante Baga Bairrada, nada melhor que uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa: o leitão assado à moda da Bairrada.
O septuagenário e muito premiado Rei dos Leitões honra a tradição e possui invejável número de referências vínicas: mais de 2000.
O emblemático restaurante, um dos expoentes da região e que integra da Rota da Bairrada, ganhou nova alma com significativas obras, que alteraram por completo - espaço e equipamento - a cozinha, onde oficia o chef Carlos Fernandes.
Mais duas salas, uma delas para grupos até 30 pessoas e a outra acomodando 12 comensais, ampliaram a capacidade do restaurante, cujo espaço principal foi remodelado. O leitão assado à moda da Bairrada, a uma temperatura de 270 graus em fornos aquecidos a madeira e casca de eucalipto, é particularmente saboroso.
É ainda servido em cabidela, iscas e empadas, mas não monopoliza a carta, que surge renovada nesta primavera com sopa de carabineiro; salada de favas, camarão, tomate e coentros; lâminas e línguas de bacalhau, geleia de salsa e azeite; filete de cherne, açorda de ovas e espargos verdes; carré de borrego em crosta de broa e queijo Serra da Estrela DOP entre opções, que dão mais sabor à Rota da Bairrada.