A cidade de Coimbra também tem uma Casa Branca. É uma zona da cidade, junto ao Calhabé, atravessada pela desativada linha de comboio da Lousã. Trata-se de uma zona, sobretudo, habitacional.
Corpo do artigo
Na rua principal, existe um café, um co-work, uma retrosaria, e a Associação Recreativa da Casa Branca. Foi lá que a TSF falou com João Santos, o presidente desta coletividade, que este ano comemora 40 anos.
Para esta Casa Branca há eleições de dois em dois anos, e as próximas são já em fevereiro. Ao contrário dos Estados Unidos, nesta Casa Branca as eleições são pouco concorridas.
Quando entramos no bar da ARCB, em dia de eleições nos Estados Unidos, o tema central ainda é o clássico. Suspira-se o empate entre Porto e Benfica, na Associação Recreativa da Casa Branca. Na política, o clima é de desconfiança. "Sobrevivemos sem ajudas rigorosamente nenhumas. Vivemos por nossa conta. O Estado, a Câmara e a Junta não ajudam".
João Santos é o presidente desta Associação da Casa Branca há nove anos, e explica como conseguem manter a porta aberta. "Temos a ajuda do povo daqui e das redondezas", assegura.
Na corrida à Casa Branca, de Coimbra, tem havido sempre lista única. João Santos gostava até de ter adversário e uma maior participação nos destinos da Associação. "Aqui não é como nos EUA, as eleições são sempre calmas. Cada vez menos as pessoas assumem compromissos que lhes ocupem o tempo inteiro".
E, por isso, sempre que há eleições ganha a lista dos resistentes. "Estou aqui há nove anos, mas é saudável que apareçam listas em fevereiro".
E porque o contexto é de eleições, João Santos aproveita para deixar o recado político. "O Estado não ajuda. Pagávamos 12 euros de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e agora pagamos quase 700. Estão a querer fechar estes espaços todos e isso é triste. Nas redondezas já fecharam algumas, mas nós vamos resistindo".
De todas as atividades que a Associação Recreativa da Casa Branca desenvolve, a que lhe dá maior visibilidade é o Ténis de Mesa. No pingue-pongue entre Hillary Clinton e Donald Trump, o presidente João Santos prefere não arriscar.
A ARCB tem a única equipa de Coimbra de Ténis de mesa, proporciona ainda ginástica, jogos tradicionais e um programa de festas aos sócios.