Na piscatória vila de Sesimbra, onde o mar está bem presente na vivência local, há um restaurante que adotou nome de romance para evidenciar a forte ligação da cozinha aos produtos do oceano.
Corpo do artigo
A baía da Bela Piscosa, o Atlântico: um cenário pintado de azul que tranquiliza o olhar em tempo de acalmia, esquecidos os dias tempestuosos de fúria oceânica.
Em Sesimbra, vila piscatória e praia cheia de encanto, o peixe fresco alimenta o cartaz da maioria dos restaurantes,
Exemplares das mais variadas espécies e tamanhos, mas certamente não tão grandes como o peixe que deu luta a Santiago, o pescador figura central de um dos mais famosos romances de Ernest Hemingway.
TSF\audio\2018\02\noticias\05\tsfmesa5
O Velho e o Mar é, precisamente, o nome de um restaurante daquela vila. A localização, a dois passos do areal, é magnífica. A esplanada envidraçada frente ao mar e os expositores de peixe e marisco chamam, de algum modo, a atenção para o remodelado edifício de dois pisos, onde se conjugam passado e presente de uma forma harmoniosa com um toque rústico. Na decoração e no ambiente, marcado pelas conversas e pitéus com sabor oceânico.
É assim há mais de uma década, tempo de vida deste restaurante conhecido por especialidades que colocaram a casa no roteiro de quem aprecia uma cataplana de mariscos ou a muito apetitosa caldeirada à pescador.
A ementa é, por maioria de razões, baseada nos produtos do mar, desde as entradas destaque para a salada do mar e a concha gratinada -- , aos pratos principais.
O peixe fresco para grelhar ou cozer, com referência à origem - de mar ou de aquicultura - é uma das principais e mais extensas secções da lista.
Outro capítulo particularmente apreciado é alimentado pelo arroz: de marisco com lagosta; de tamboril fresco ou de robalo, ambos com gambas e amêijoas.
Destaque para a massada de roscaz com gambas, um dos ex libris da casa, igualmente famosa pela raia vaporizada, em cama de espinafres, cebolada confitada e manteiga de alcaparras; risotto de lingueirão; espadarte de cebolada ou pelo mais elaborado caril de camarão tigre com coco, acompanhado com arroz selvagem, sultanas e chutney de manga.
Outra das especialidades também confecionada no momento, é o bife de atum à O Velho e o Mar, previamente marinado em limão e vinho branco. Outros ingredientes utilizados: alho, cebola, tomate, louro, sal, pimenta e azeite. Bem apurado, é servido com batata cozida.
Sobremesas habituais e garrafeira de nível elevado, com destaque para as referências da península de Setúbal.
Serviço simpático, aliado a uma cozinha com qualidade, contribui para a boa imagem de O Velho e o Mar. Em Sesimbra.
Onde fica:
Localização: R. Joaquim Brandão 30, 2970-641 Sesimbra
Telef.: 210 879 995
GPS:
Latitude: 38º 26\' 34\'\' N
Longitude: 9º 06\' 00\'\' W