
© Direitos Reservados
A panorâmica que se contempla do restaurante, no Porto, que tem o nome do inventor da famosa garrafa verde de vinho é arrebatadora, mas a cozinha moderna e com base em bons produtos nacionais, apresenta pratos icónicos da Casa da Comida.
Corpo do artigo
Artéria fulcral para a mobilidade dos portuenses, a rua da Restauração, construída em plano inclinado entre Massarelos e a Cordoaria, foi obra que ficou a dever-se, em 1816, à Misericórdia da cidade tripeira.
Nove anos após a construção estar terminada, ainda não tinha nome. Começou por ser rua do Hospital, antes da designação atual, que terá ficado a dever-se À restauração do Governo Constitucional.
Nessa rua encontram-se algumas das moradias mais luxuosas do burgo portuense do século XIX. O Torel Avantgarde ocupa uma dessas mansões e neste hotel está instalado, com entrada independente, o restaurante Digby.
TSF\audio\2018\04\noticias\13\tsfmesa13
O nome é uma homenagem a Kenelm Digby, diplomata e filósofo britânico que viveu no século XVII e a quem ficámos a dever a garrafa de vinho translúcida de cor verde, inventada em 1630.
As garrafas de vinho são o principal elemento decorativo do moderno restaurante, que ocupa dois pisos do edifício, e oferece uma panorâmica de cortar a respiração sobre o Douro, lá em baixo, e Vila Nova de Gaia e as caves de vinho do Porto, ao fundo. Em plano inferior e ao lado, os belos jardins contíguos ao edifício da Comissão dos Vinhos Verdes.
O vinho é, pois um elemento presente, cenário ideal para uma refeição bem harmonizada.
Para entrada, carpaccio de bacalhau fresco com caviar de azeitona com boa textura de sabores, teve como acompanhamento ideal o Quinta da Alameda Alvarinho de Monção e Melgaço 2016, um vinho sem madeira e que é uma das novidades do portefólio do enólogo Carlos Lucas.
Em seguida, surgiu o robalo de mar com arroz de coentros, saboroso; harmonizado com branco Ribeiro Santo Vinha da Neve 2016, igualmente da Magnum Vinhos - Automático; ET,; Carlos Lucas Família 2014 são outras referências. Casamento perfeito, pela acidez e complexidade do vinho.
O prato de carne - carré de borrego com esmagada de batata e pickle de couve roxa - bem confecionado -- acompanhado com outra novidade: Quinta da Alameda Pinot Noir 2015, um tinto do Dão pleno de elegância.
Para final de refeição, uma tábua de queijos, todos nacionais, ideal para apreciar a novidade Quinta da Alameda Jaen 2015, outro tinto do Dão pleno de intensidade.
A terminar, uma tartelete de morangos com crumble de frutos secos e gelado de ruibarbo harmonizada com Ribeiro Santo Sono de Vindima.
A carta do restaurante, com a chancela da Casa da Comida, apresenta vários tipos de experiências.
Destaque para a famosa perdiz de escabeche, incluída no chamado «passeio pela carta». «Em loucuras»; «da nossa mesa; da nossa terra e do nosso ou de outros mares», são capítulos da lista que termina com «da nossa gula».
Muito para saborear, panorâmica deslumbrante incluída, no restaurante Digby. No Porto.
Onde fica:
Localização: Rua da Restauração 336, 4050-501 Porto
Telef.: 22 244 96 15