O antigo motorista da Casa Pia, Carlos Silvino, foi hoje detido pela Polícia Judiciária para cumprir a restante pena de prisão a que foi condenado no processo Casa Pia.
Corpo do artigo
O advogado de Carlos Silvino, Pedro Dias Pereira, garante que a Polícia Judiciária levou o cliente para o estabelecimento prisional anexo à PJ.
No processo Casa Pia, que começou a ser julgado a 25 de novembro de 2004, o tribunal de primeira instância tinha condenado Carlos Silvino a 18 anos de prisão, mas o Tribunal da Relação baixou a pena para 15 anos, decisão confirmada pelo Supremo Tribunal.
Agora, Carlos Silvino tem de cumprir cerca de 12 anos de cadeia, dado que, no âmbito do mesmo processo, esteve detido preventivamente.
A 04 de dezembro, o Tribunal Constitucional recusou apreciar uma reclamação de Carlos Silvino relativa à decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em aplicar uma pena de 15 anos de prisão efetiva ao ex-motorista casapiano, pelo que a decisão transitou em julgado e ficou a aguardar a emissão do mandado de detenção.
A notícia da detenção de Carlos Silvino pela PJ foi avançada pela edição online do jornal Público.