Estabelecimento Prisional de Lisboa com um quarto dos casos.
Corpo do artigo
São já 368 os casos de Covid-19 nas cadeias portuguesas. De acordo com uma nota da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), praticamente um quarto desses casos regista-se no Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Neste estabelecimento prisional há 99 infetados, sendo 93 deles reclusos e os outros seis funcionários, mas ainda falta conhecer o resultado de mais de três dezenas de testes. A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais faz ainda saber que todos os presos que deram positivo vão ficar isolados numa única área do Estabelecimento Prisional de Lisboa.
Na cadeia de Tires, destinada exclusivamente a mulheres, há 148 reclusas infetadas. Há também duas crianças contaminadas, filhos de detidas, e registo de mais oito casos - cinco guardas prisionais, dois profissionais de saúde e uma auxiliar de cozinha de uma empresa externa.
13039287
Já na cadeia de Guimarães, todos os reclusos foram testados no sábado e encontraram-se 23 positivos.
A DGRSP realça que, em articulação estreita com a saúde pública e seguindo os seus planos de contingência, está "empenhada na contenção destes surtos", para salvaguarda da saúde dos reclusos e dos trabalhadores.
13041828