Começa esta sexta-feira o Entrudanças. O festival, organizado pela Associação PédeXumbo, a Câmara de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas, tem este ano como lema "A chocalhar o Entrudo".
Corpo do artigo
Durante o festival, que termina no domingo, haverá várias oficinas de dança. Os participantes terão à noite oportunidade de pôr em prática o que aprenderam em "vários bailes com música ao vivo".
Este ano, contou Marta Guerreiro da PédeXumbo à TSF, haverá também música e tradições das Beiras. Uma forma de recordar a "transumância entre as Beiras e o Alentejo". Marta Guerreiro diz que o Entrudanças "é um festival de sensações porque não há apenas dança. Também há gastronomia, passeios e várias iniciativas que apelam aos sentidos".
Esta é já a 13.ª edição do Entrudanças. O festival que ocupa a vila de Entradas envolve a comunidade local muito antes de arrancar. A decoração está a cargo da população, que este ano segue a temática dos chocalhos.
Também nas escolas há um trabalho prévio com o objetivo de sensibilizar as novas gerações para as tradições locais. Nesta edição do Entrudanças vai ser apresentada uma orquestra de percussão formada por alunos das escolas de Castro Verde, onde não faltam chocalhos. Há ainda um cortejo de Carnaval com cerca de 50 "caraças" feitas também nas escolas.
O Entrudanças estende-se por toda vila, com atividades nas ruas e praças, no Centro Recreativo, Biblioteca, Museu e também nas adegas e tabernas.
[youtube:pqMKr376HtA]
O programa completo desta edição do festival pode ser consultado aqui.