Eduardo Catroga entende que o caso madeirense devia merecer um tratamento exemplar do ponto de vista penal, mas responsabiliza todos os partidos pela situação no arquipélago.
Corpo do artigo
«Todos os partidos políticos na Assembleia da República têm as suas culpas na medida em que todos normalmente aprovam medidas em relação à Madeira e aos Açores, quase sempre por unanimidade», considerou o ex-ministro das Finanças, ouvido esta segunda-feira pela TSF.
Catroga, responsável pela elaboração do programa eleitoral do PSD, sublinhou que foi a Assembleia da República que deu meios a Alberto João Jardim e ao Governo Regional da Madeira para que continuassem com a «indisciplina de uma forma recorrente».
Contudo, frisou, «isso não inibe» o presidente do Governo Regional da Madeira e as instituições regionais das suas responsabilidades.
«É pena que o quadro penal da chamada responsabilidade política não esteja mais desenvolvido no nosso país, porque este caso podia merecer um tratamento exemplar», opinou.
Para Eduardo Catroga, é preciso rever as regras que se aplicam às regiões autónomas e ainda uma «auditoria independente conduzida pelos órgãos competentes da República no sentido também de esclarecer a situação económica e financeira dos Açores», bem como de «muitos municípios e empresas municipais».