"Causa grande trabalho às escolas." Prolongado prazo para renovação de matrículas do 2.º ao 5.º ano
O Ministério da Educação justifica a extensão do prazo com problemas técnicos durante a madrugada no Instituto de Gestão Financeira da Educação
Corpo do artigo
Foi prolongado até sexta-feira o prazo para a renovação das matrículas do 2.º ao 5.º ano. Num comunicado divulgado na quarta-feira à noite, o Ministério da Educação justifica a extensão do prazo com problemas técnicos durante a madrugada no Instituto de Gestão Financeira da Educação.
Em causa estão avarias nos equipamentos que garantem a autenticidade dos utilizadores, que também afetaram o Portal das Matrículas. A nota adianta que, apesar dos esforços, não foi possível retomar o funcionamento normal daquele portal e como era o último dia para a renovação das matrículas, o prazo foi prolongado até sexta-feira.
À TSF, o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Andaep), Filinto Lima, diz esperar que para o ano este tipo de situações não se repitam.
"Aquilo que se pede é que no próximo ano letivo o que está a acontecer com as plataformas do Ministério da Educação não suceda. Causa grande trabalho às escolas, grandes constrangimentos às escolas e ao trabalho dos diretores e causa grande ansiedade aos nossos pais", afirmou Filinto Lima.
Também Mariana Carvalho, presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais, diz que não havia qualquer outra alternativa quando não se consegue resolver o problema.
"Não se conseguindo resolver tem que ser encontrar estratégias para a efetivação das matrículas e terá que ser através da renovação de prazos", defendeu à TSF Mariana Carvalho.
Por causa dos problemas no Portal das Matrículas, o Governo lamenta o incómodo e a perturbação causada aos pais e encarregados de educação, bem como aos estabelecimentos de ensino e sublinha a intenção de tornar robustos os sistemas de informação de forma a evitar a repetição destas falhas.