O Presidente da República começa esta tarde a receber, em Belém, os partidos com representação parlamentar, um passo indispensável para a indigitação do novo primeiro-ministro.
Corpo do artigo
O primeiro partido a ser recebido pelo chefe de Estado esta terça-feira, será o partido ecologista Os Verdes, às 15h00.
Para as 16h00 está agendado o encontro com o Bloco de Esquerda, enquanto a audiência com o PCP irá ter lugar às 17h00.
As audiência com os partidos com assento na Assembleia da República ficarão concluídas quarta-feira, com o Presidente da República a receber o CDS-PP às 10h00, o PS às 11h00 e o PSD às 12h00.
De acordo com o número 1 do artigo 187º da Constituição, relativo à formação do Governo, «o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais».
Na semana passada, quando anunciou que as audiências com os partidos se iriam realizar esta terça e quarta-feira, o Presidente da República tinha já lembrado que só depois desses encontros é que o novo primeiro-ministro será indigitado.
Posteriormente, Cavaco Silva revelou ainda que o novo Governo poderá tomar posse antes do dia 23, caso não surja algo de «confuso» ou «difícil» na contagem dos votos da emigração.