O Presidente da República escolheu este ano a cidade de Lisboa para sede das comemorações oficiais do 10 de Junho, foi hoje anunciado.
Corpo do artigo
«O Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade de Lisboa como sede, no ano de 2012, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas», lê-se numa nota divulgada no "site' da Presidência da República.
Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal.
Em 2006, a cidade escolhida foi o Porto, em 2007 as comemorações oficiais decorreram em Setúbal e, no ano seguinte, em Viana do Castelo.
Santarém foi o palco das comemorações do 10 de Junho em 2009, enquanto em 2010 a cidade escolhida foi Faro.
No ano passado, nas primeiras comemorações do 10 de Junho do seu segundo mandato, Cavaco Silva escolheu pela primeira vez uma cidade do interior do país: Castelo Branco.
A última vez que as comemorações oficiais do Dia de Portugal decorreram em Lisboa foi em 1998, no primeiro mandato do antecessor de Cavaco Silva em Belém, Jorge Sampaio.
Desde 1977, dezenas de cidades já receberam as comemorações do Dia de Portugal.