Cavaco Silva fez questão de dizer que vinha preencher a lacuna de um Presidente da República não se encontrar com a comunidade portuguesa na Califórnia há muito tempo.
Corpo do artigo
O Presidente da República foi à missa na Igreja das Cinco Chagas, em San Jose, no seu primeiro acto público após aterrar na Califórnia 21 anos depois da última visita de um Chefe de Estado à comunidade portuguesa local.
À saída da missa, Cavaco Silva disse pretender reparar uma lacuna da ausência durante tanto tempo de um Presidente da República junto da comunidade portuguesa na Califórnia, depois de Mário Soares aí ter estado em 1990.
«Não sei se veio à missa, mas sei quem foi. Fiz questão de estar hoje aqui com a comunidade portuguesa nesta celebração litúrgica e vou em breve encontrar-me com ela num jantar», acrescentou.
Neste jantar, oferecido a cerca de 800 pessoas, o Chefe de Estado salientou a necessidade de se facilitar a vida de quem quer investir em Portugal.
«Querem desenvolver as relações comerciais, mas queixam-se de alguma burocracia. Estamos a fazer esforços fortes e claros no sentido de reduzir esse obstáculo», adiantou.