O Presidente da República dirige-se hoje aos portugueses na habitual mensagem de Ano Novo, no dia em que entra em vigor o Orçamento do Estado que promulgou no fim-de-semana.
Corpo do artigo
Até agora, o chefe de Estado não disse se iria pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva de algumas alíneas do Orçamento do Estado para o próximo ano, um assunto que poderá ou não ser abordado na mensagem deste ano.
A comunicação desta noite será o primeiro discurso do Presidente da República ao país após a promulgação do Orçamento, publicado ontem em suplemento do Diário da República.
Há um ano, Cavaco Silva pediu ao Governo medidas de incentivo ao crescimento e ao emprego, alertando que sem elas a situação social poderia tornar-se «insustentável».
O Presidente da República apelou também ao «diálogo construtivo entre o Governo e a oposição» e ao «aprofundamento da concertação social», sublinhando a necessidade de preservação da coesão nacional e da coesão social e antecipando «grandes sacrifícios» para o ano que agora termina.
Acompanhe em direto a mensagem de Ano Novo de Cavaco Silva na Emissão TSF a partir das 21h00