Cávado assegura ligação pela A3 entre Braga e Porto. Contrato será revisto de seis em seis meses
Eventuais prejuízos do serviço de ligação através de autocarro serão divididos entre as autarquias de Braga e do Porto.
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A Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) assumiu, esta segunda-feira, a ligação através de autocarro, entre Braga e Porto, pela A3.
Recorde-se que nos primeiros dias do mês de dezembro a linha 1.108 foi suspensa causando protestos dos bracarenses, que passariam a demorar mais de cinco horas a chegar à cidade invicta.
Na reunião do executivo municipal bracarense desta segunda-feira, o presidente Ricardo Rio explicou que a CIM do Cávado passa a assegurar o serviço, através da delegação de competências da Área Metropolitana do Porto (AMP). Caso essa delegação não existisse não seria possível à CIM do Cávado assumir essa responsabilidade que, de acordo com o edil, cabe à AMP.
O acordo só será ratificado na próxima sexta-feira, 15 de dezembro, data em que o conselho da Área Metropolitana do Porto se voltar a juntar.
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Contudo, Ricardo Rio avança que caso exista algum défice, esse será "coberto pelas duas entidades" em partes iguais. O objetivo, refere, é que a linha 1.108 seja "autossuficiente", mas os dois Municípios admitem a possibilidade de, no pior dos cenários, existir um prejuízo de 50 mil euros.
O contrato do serviço será revisto de seis em seis meses, aspeto que preocupa os vereadores da oposição. Sílvia Sousa, do PS, lamenta a falta de acompanhamento da situação por parte de Ricardo Rio que ocupa simultaneamente o cargo de presidente do Município de Braga e da CIM do Cávado.
"Deveria ter acautelado junto de quem tinha a responsabilidade legal de fornecer o serviço que ele não iria ser descontinuado", frisa.
Vítor Rodrigues, da CDU, garante que irá continuar a lutar pela continuidade de uma linha que serve, entre outros, estudantes residentes na cidade dos arcebispos que estudam na Universidade do Porto e utentes do IPO.
"A garantia não é a mesma que existia quando o serviço estava ao cargo da AMP", alerta.
Segundo dados do último ano, a linha ´First Class` (entre o Terminal Rodoviário de Braga e o Polo Universitário do Porto) vende 18 mil bilhetes e 1.500 passes, sendo que a procura tem vindo a crescer.