A direção do Grupo Parlamentar do CDS-PP admitiu hoje a abertura de um «procedimento disciplinar» aos deputados que desrespeitarem o sentido de voto do partido sobre o Orçamento.
Corpo do artigo
O Grupo Parlamentar do CDS-PP, em comunicado a que a TSF teve acesso, lembra que o sentido de voto do partido em matérias como o Orçamento do Estado «é da competência dos órgãos nacionais do partido» e por isso é aplicado o «princípio da disciplina de voto».
O partido explica que «tal como não compete à direção nacional do partido definir o sentido de voto do CDS-Madeira no Parlamento Regional», também não compete ao partido na Região Autónoma «definir o sentido de voto do Orçamento do estado nacional».
O Grupo Parlamentar do CDS sublinha que «respeita a liberdade de expressão e de opinião» mas avisa que quem não não cumprir a disciplina de voto arrisca-se a um processo disciplinar.
No comunicado pode ler-se ainda que os estatutos e os regulamentos são para cumprir, o que aliás, escreve o Grupo Parlamentar do CDS, é «do conhecimento daqueles que aceitam ser candidatos» pelo partido.