A pequena aldeia de Alvoco da Serra, em Seia, que fica situada em pleno coração da Serra da Estrela, festejou no fim de semana a chegada do verão. A festa do solstício aconteceu quatro dias antes da chegada daquela que é estação mais quente do ano e a TSF passou por lá.
Corpo do artigo
A localidade celebrou o início do verão com várias atividades inspiradas no misticismo, mas também nas tradições rurais, como a rega dos campos durante a noite à luz do lampião.
O evento vai já na quarta edição e atrai cada vez mais gente à aldeia, que por causa do solstício mais que duplica o número de habitantes. "Praticamente todas as casas ficam habitadas e temos muitas casas desabitadas devido ao despovoamento. Esta festa contraria um pouco isso, traz as pessoas. A aldeia fica muito mais viva", sublinha a presidente da Junta de Freguesia, Gina Brito.
TSF\audio\2018\06\noticias\18\jose_ricardo_ferreira_ritual_do_solsticio
Os turistas marcam presença na festa, mas também as pessoas da terra que vivem fora, sobretudo em Lisboa, e que não querem perder esta iniciativa. Com eles trazem os amigos e que ajudam a encher Alvoco.
Um dos pontos altos da festa do solstício é a caminhada do lampião, que acontece até já há mais anos. Vai na 16.ª edição. Centenas de pessoas marcam presença no percurso pedestre noturno que relembra os tempos antigos, em que os agricultores iam regar no verão à noite, debaixo da luz da estrelas e deste candeeiro a petróleo.
Este ano, por causa do risco de incêndio não foram os lampiões que iluminaram as encostas da serra, mas sim as lanternas.