A partir deste fim de semana, Coimbra é como que a cidade da música. De 1 a 8 de fevereiro acolhe o Encontro Mundial de Piano, que vai juntar cerca de 100 músicos de 20 países. Os concertos vão ter como palco vários Museus e até o Convento de São Francisco.
Corpo do artigo
Com idades entre os 8 e os 40 anos, mais de cem pianistas vão ter oportunidade de tocar com alguns dos mais prestigiados professores. O encontro é promovido pela Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne".
Manuel Araújo, diretor da academia, diz que este é um evento único a nível mundial. "Junta representantes de quatro continentes, temos mais de 20 países representados; é um evento único porque temos uma grande qualidade dos professores, masterclasses regulares com os alunos, concertos diários, dois dos quais sinfónicos."
TSF\audio\2020\01\noticias\30\rute_fonseca_coimbra_world_piano_meeting
A deslocalização é outra das características deste encontro, que acontece em Coimbra, mas também tem concertos marcados para a Figueira da Foz e para o Sardoal. Esta 5.ª edição conta com o maior número de participantes de sempre.
"Vêm de países como o Japão, China, Filipinas, Estados Unidos, Canadá, Brasil Colômbia... é muito representativo a nível de países."
O público é convidado a assistir a todos os concertos. "Temos o concerto de abertura no Convento de São Francisco em Coimbra, dia 2, domingo à tarde; as pessoas podem assistir às provas dos concursos, há provas do concurso internacional marcados para dia 3,5 e 7 de fevereiro... A final é no CAE - Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e as pessoas podem assistir às masterclasses e às aulas de piano".
O concerto de abertura é uma homenagem a Ludwin Van Beethoven, que este ano celebra os 250 anos de nascimento. Durante os sete dias do Encontro Mundial de Piano de Coimbra vão realizar-se atividades em vários espaços da cidade.
O Encontro Mundial de Piano de Coimbra começa este sábado e prolonga-se até ao próximo fim de semana, o público pode assistir a todos os concertos. Conheça aqui toda a programação.