«Cenário devastador» em Paredes: 42 desalojados,14 casas danificadas pelo mau tempo (vídeo)
Pelo menos 42 pessoas estão desalojadas no concelho de Paredes (Porto) devido ao mau tempo e vento forte, que já provocou danos em 14 habitações, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Corpo do artigo
De acordo com o 'site' da Proteção Civil, 40 pessoas ficaram desalojadas durante a madrugada de hoje nas freguesias de Vilela, Duas Igrejas e Lordelo, devido às condições meteorológicas adversas e vento forte que também já provocaram estragos num armazém e numa fábrica de móveis, em oito veículos e falhas no fornecimento de eletricidade. .
Na zona de Paredes, as fortes rajadas de vento danificaram várias casas e muitas árvores caíram, deixando estradas cortadas e postes derrubados.
Os bombeiros foram chamados a várias situações e na freguesia de Lordelo, estão ainda no terreno. O comandante Pedro Alves descreveu à TSF um cenário devastador.
Os CDOS de Coimbra e Lisboa não tinham ocorrências a registar cerca das 04:30.
Os meteorologistas preveem mau tempo para hoje, com chuva, vento forte e neve, e há pelo menos 11 distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima, o segundo mais grave de uma escala de quatro.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para ventos até 100 km/h, chuva intensa e neve nas terras altas, depois de um dia de mau tempo que causou muitos estragos no Norte do país.