O sistema alargado de atendimento nos centros de saúde foi ativado hoje por causa da época de gripe. O alargamento de horários depende de centro para centro e vai durar as próximas seis semanas. Portugal registou nas últimas semanas um aumento gradual e significativo de casos de gripe.
Corpo do artigo
A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo ativou um plano de atendimento alargado nos centros de saúde.
Em alguns casos, o alargamento do horário vai até às 20h00, noutros até às 22h00 e mesmo até às 00h00. Há também centros de saúde que vão estar abertos durante períodos mais ou menos alargados, dependendo de cada caso, aos sábados e até aos domingos. Veja aqui a lista de centros de saúde.
O plano tinha sido anunciado no final de dezembro, mas a aplicação só agora foi decidida. Numa altura em que voltam a ser elevados os tempos de espera nas urgências, a TSF foi perceber se a medida é generalizada em termos nacionais.
De acordo com os contactos realizados pela TSF esta tarde, a ARS Norte, Centro, Alentejo e Algarve não vão alargar o horário dos centros de saúde. Estão a monitorizar a afluência aos serviços de saúde e se for necessário, os centros de saúde estão já estão preparados para alargar os horários. Esta decisão será tomada em função da procura.
Portugal registou nas últimas semanas um aumento gradual e significativo de casos de gripe que, associados ao frio extremo, têm provocado problemas de mortalidade e no funcionamento das urgências.