Centros de saúde de Coimbra abertos no fim de semana com "ponto único" nos HUC para exames
O Ministério da Saúde dá conta de que durante o fim de semana estarão em funcionamento 189 centros de saúde em vários pontos do país.
Corpo do artigo
Os centros de saúde de Coimbra vão estar pela primeira vez abertos ao fim de semana e, para atenuar a sobrecarga das urgências hospitalares por doentes com infeções respiratórias, vão apostar numa resposta inovadora que irá permitir aos médicos de família "tomar melhores decisões clínicas".
Em declarações à TSF, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Coimbra, Alexandre Lourenço, explicou que os centros de saúde passam a emitir credenciais para exames médicos, que se realizam num "ponto único" dos hospitais. Os resultados chegam às mãos do médico de família uma hora depois, sem nunca o doente ter precisado de passar pelas urgências.
"Achamos que qualifica a resposta e ajuda o médico de família a tomar melhores decisões clínicas sobre o estado de saúde do doente, evitando a necessidade do recurso às urgências hospitalares", disse Alexandre Lourenço.
Alexandre Lourenço prometeu continuar a adotar novas medidas para fazer face ao aumento da pressão dos hospitais da universidade de Coimbra.
Numa nota enviada às redações, o Ministério da Saúde deu esta sexta-feira conta de que há 42 centros de saúde a funcionar após as 20h durante os dias úteis e que durante o fim de semana estarão em funcionamento 189 centros de saúde em vários pontos do país. A Unidade Local de Saúde de Coimbra é, pela primeira vez, um desses pontos.
SAIBA QUAIS OS CENTROS DE SAÚDE ABERTOS AO FIM DE SEMANA
"Os cuidados primários assumem um papel determinante na resposta à população. No mês de dezembro, os centros de saúde garantiram cerca de 2,5 milhões de consultas, tendo realizado mais de 50 mil atendimentos nos fins de semana alargados de Natal e Ano Novo. Em alguns dias das últimas semanas foram asseguradas mais de 150 mil consultas por dia", lê-se.
O Ministério da Saúde reforça ainda a necessidade "de conhecer as alternativas aos serviços de urgência dos hospitais" e de ligar para o SNS24.
SAIBA QUAIS OS CENTROS DE SAÚDE ABERTOS DEPOIS DAS 20H00