
Ministério da Saúde
A Administração Regional de Saúde do Norte decidiu encerrar dez das 30 unidades de saúde familiar no horário de prolongamento. A medida entra em vigor a 1 de fevereiro.
A Administração Regional de Saúde do Norte decidiu encerrar dez das 30 unidades de saúde familiar no horário de prolongamento. Amedida entra em vigor a 1 de fevereiro.
Braga, Gaia, Espinho, Arouca e Santa Maria da Feira são alguns dos concelhos afetados por esta decisão.
A partir de 1 de fevereiro, dez das 30 unidades de saúde familiares do Norte vão deixar de ter prolongamento de horário.
A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que cita Rui Cernadas do conselho directivo da ARS Norte. Este responsável confirmou que oito destas unidades vão deixar de atender ao fim de semana e duas deixam de atender a partir das 20 horas.
A medida vai afetar os centros de saúde do Alto Ave, Cávado I, Gaia, Espinho, Arouca e Santa Maria da Feira e foi justificada pela baixa procura no horário de prolongamento. De acordo com o JN, só os utentes da zona de Gaia/Espinho dispõem de alternativas ao nível dos cuidados primários. Os restantes terão de recorrer às urgências hospitalares.
A ARS Norte decidiu ainda que os centros de saúde que estão abertos ao domingo de manhã vão passar a estar abertos aos sábados no mesmo período.