Cerca de mil pessoas protestam em Leça da Palmeira contra redução de freguesias
Cerca de mil pessoas concentraram-se, este sábado, em frente à junta de freguesia de Leça da Palmeira no primeiro protesto popular contra o projecto do Governo que impõe a redução do número de freguesias.
Pedro Sousa, impulsionador da plataforma "Movimento, Freguesias Sempre", explicou à Lusa que a concentração popular desta tarde tinha como objectivo esclarecer e mobilizar os cidadãos, «galvanizando a comunidade».
«Esta é uma política cega, feita de regra e de esquadro. É um processo que nasceu inquinado e deve morrer já, deve ser colocado no lixo», defendeu.
Para o autarca de Leça de Palmeira, a reforma administrativa «deve partir da base e não do topo da pirâmide» como fez o Governo, e por isso freguesias, assembleias e presidentes de junta devem ser ouvidos primeiro.
«Leça da Palmeira foi a primeira no espectro nacional a demonstrar a sua insatisfação e vai ser a primeira a ser recebida pelo secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio, na próxima quarta-feira», adiantou.
Pedro Sousa avançou que vai apresentar os fundamentos para que Leça da Palmeira não seja extinta enquanto freguesia, entregando ao secretário de Estado um dossier com pareceres de várias áreas, abordando as vertentes sociológica, histórica, cultural, arquitectónica, política, desportiva e também de geografia humana e geografia mais técnica.
«A nossa primeira grande acção é já no dia 4 de Novembro, com uma assembleia de freguesia extraordinária, onde vamos tentar envolver todos os partidos porque infelizmente, até à data, o PSD local não tem comparecido a nenhuma das nossas iniciativas, por isso achamos que chegou à altura do PSD, publicamente, deixar de enterrar a cabeça na areia, deixar de ser conivente com este Governo, esquecer os interesses partidários e olhar para o interesse comum, que é o interesse da freguesia», criticou.
Para 19 de Novembro está marcada uma caminhada por Leça da Palmeira e para 20 a primeira grande manifestação popular distrital.