A cerveja, fresca e leve, particularmente apetecível nos dias quentes, pode ser acompanhada na perfeição com algo mais do que os prosaicos tremoços e amendoins.
Corpo do artigo
A cerveja, fresca e leve, particularmente apetecível nos dias quentes, o que explica o aumento do consumo na época estival, pode ser acompanhada, na perfeição com algo mais que os prosaicos tremoços e amendoins.
Saborear em pleno, uma cerveja, cuja composição é superior a noventa por cento de água e a cor deriva dos maltes utilizados no seu fabrico, depende, não raras vezes, de uma harmonização perfeita com um petisco, que pode ser de confeção simples e à base de ingredientes apreciados por amigos que se reúnem para uns momentos particularmente descontraídos e conviviais. À imagem do verão.
Para tal, provámos cinco tipos diferentes de uma cerveja que apresenta o Porto e mais quatro freguesias históricas da capital nortenha nos rótulos.
É a Nortada, que em breve vai chegar à baixa da Invicta, onde será possível saborear, no local de fabrico, os produtos da Fábrica de Cervejas Portuense, instalada num prédio de construção antiga, na rua Sá da Bandeira, a dois passos da praça D. João I.
Aquela unidade fabril tem uma capacidade instalada de dois milhões de litro/ano, mas a produção, na fase de arranque, é de cerca de 50 mil litros/mês.
No restaurante, integrado no edifício da fábrica e com capacidade para 150 pessoas, será possível apreciar a Porto Lager, produzida com malte claro, forte sabor a lúpulo e muito leve. Ideal para ser acompanhada com queijo Brie e salmão fumado.
A cerveja Bonfim, do tipo Vienna Lager, é mais doce e tostada, tem cor acobreada. Pequenas fatias de queijo de S. Jorge (cura de 24 meses) e tâmaras dão sabor a uma harmonização perfeita.
Com outra ousadia, Massarelos é uma India Pale Ale, muito aromática e mais intensa, aliás bastante característica. O sabor levemente frutado é bem conjugado com amêndoas torradas com mel, sal grosso e piripíri.
Miragaia, outra das freguesias históricas da cidade Invicta, dá nome a uma cerveja mais leve e com sabor a café, acastanhada e com espuma clara. Muito equilibrada e leve, é uma Brown Porter que acompanha, na perfeição, cogumelos recheados com queijo creme.
Mais encorpada e senhora de outras características, Campanhã é uma Imperial Stout: cor escura, aroma intenso a malte torrado e sabor a café. O chocolate preto é acompanhamento ideal para a mais poderosa do portefólio Nortada, provando que, com um pouco de imaginação, é possível elaborar petiscos saborosos e conseguir até harmonizações improváveis, consoante os vários tipos de cerveja.