Presidente do PS recorreu ao Facebook para acusar Rio de "não conseguir resistir a alguma demagogia".
Corpo do artigo
O PS considera que Rui Rio retomou "a proposta velhinha do PSD" e que não resiste "a alguma demagogia" para defender a redução do número de deputados. Esta terça-feira, o presidente do PSD defendeu círculos eleitorais mais pequenos nas legislativas e a redução do número de deputados em função dos votos em branco.
Estas são medidas para a reforma do sistema político que estarão no programa eleitoral dos social-democratas.
11242547
A reação do Partido Socialista chegou por Carlos César que escreveu, no Facebook, que para além de Rio "não conseguir resistir a alguma demagogia que desvaloriza as instituições e os titulares de cargos", a sugestão "incorre em graves problemas".
https://www.facebook.com/carlosvcesar/photos/a.373651259446533/1740156936129285
César defende que a proposta "diminuiria a representatividade dos pequenos partidos, prejudicando o pluralismo do Parlamento, dificultaria a representação dos territórios do interior, que seriam penalizados no preciso momento em que têm de ser valorizados, e baixaria a capacidade de realizar com qualidade o trabalho parlamentar, cuja exigência tem aumentado ao longo dos anos".
O presidente do PS lamenta ainda que ao " ao invés de procurar consensos, a partir, por exemplo, da proposta do PS de círculos uninominais de candidatura que asseguram mais proximidade sem prejudicar a proporcionalidade do sistema, o PSD insista na intransigência que não dá frutos alguns".